Este curso tem como objetivo apresentar os principais mecanismos e estratégias para a estruturação jurídica adequada de parcerias público privadas e consórcios públicos.
Ainda no contexto de que cada vez mais a iniciativa privada é chamada a colaborar com o Poder Público na entrega de bens e serviços para a população, a Lei n. 11.079, de 2004, instituiu novos modelos de parceria público privada, agora com previsão específica de contraprestação pela Administração.
Os novos modelos – concessão patrocinada e concessão administrativa - surgem com características específicas e ampliam o alcance de projetos de concessão no âmbito dos serviços públicos, inclusive daqueles sem viés econômico.
Hoje, as PPPs são o instrumento eleito para viabilizar projetos nos mais diversos setores e serviços, como, por exemplo, educação, habitação, mobilidade urbana, prédios públicos, saúde, saneamento básico, segurança pública, transportes, etc.
Não bastasse, a Lei nº 11.107, de 2005, dispôs sobre a figura dos consórcios públicos, em atendimento ao artigo 241 da Constituição Federal, que já previa a gestão associada de atividades entre os entes federados, mediante transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos.
Destaca-as da Lei n. 11.107, de 2005, a autorização para que os consórcios públicos – constituídos como associação pública ou pessoa jurídica de direito privado – celebrem contratos de concessão, permissão ou autorização de obras ou serviços.
Como se nota, são inúmeras as formas de associação de entes públicos entre si e com parceiros privados.
Como em qualquer projeto de parceria público-privada, a Administração deve ter visão de longo prazo e garantir ao parceiro privado a segurança jurídica necessária para viabilizar os altos investimentos necessários para a entrega de infraestruturas e serviços para a população.
Da tomada de decisão pela parceria privada até a entrega da infraestrutura e/ou serviço, há um longo caminho a ser percorrido, cujos contornos jurídicos são essenciais para a confiança do parceiro privado no investimento a ser feito.
Além da entrega da infraestrutura e/ou serviço, a Administração Pública deve se comprometer juridicamente com todo o ciclo de execução de contratos de longo prazo, que requerem ambiente jurídico favorável aos altos investimentos, adequada distribuição de riscos e proteção de direitos de propriedade e contratuais.
Para auxiliar os atores responsáveis pelo Centro de Governo a lidar com esse desafio, este curso apresenta os principais aspectos jurídicos envolvidos nos projetos de parcerias e consórcios públicos, desde a estruturação, passando pela celebração dos contratos e pelos possíveis desafios a serem enfrentados durante sua execução.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I
PPPs – modelos, características, incentivos, requisitos
- Concessão patrocinada e concessão administrativa
- Definição do modelo de parceria
- Implicações contratuais de cada modelo
Módulo II
Governança e implicações orçamentárias
- Órgão gestor, governança dos projetos e contratos, fundo garantidor
- Questões orçamentárias, garantias
Módulo III
Rito da estruturação dos projetos de PPP, panorama geral e exemplos de PPPs
- Estruturação, modelagem
- Consulta pública, licitação, assinatura do contrato
Módulo IV
Aspectos gerais das PPPs nos entes federados, possíveis gargalos e PPPs de maior sucesso
- Panorama geral de PPPs nos entes estaduais e possíveis gargalos na estruturação
- Exemplos de PPPs firmadas, com ênfase em aspectos jurídicos
Módulo V
Consórcios públicos – conceito, finalidades, constituição
- Conceito
- Finalidades
- Processo de constituição
Módulo VI
Contexto nacional dos consórcios públicos
- Cláusulas essenciais
- Controle
- Exemplos de consórcios, com ênfase em aspectos jurídicos
- Panorama geral de municípios consorciados
Para quem é este curso?
Esse curso é indicado para qualquer pessoa que se interesse pelo desenvolvimento de projetos estratégicos de PPPs e consórcios públicos.
Gestores públicos de todos os poderes e esferas, servidores envolvidos na formatação, estruturação e tomada de decisões em relação aos projetos de infraestrutura ou funcionários de empresas envolvidas nas parcerias e prestação de serviços públicos e todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre parcerias e formas de gestão associada