Este curso tem como objetivo apresentar o panorama do setor de saneamento básico no Brasil, contextualizando a situação atual quanto ao provimento dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, destinação adequada dos resíduos sólidos e os serviços de drenagem urbana.
Nos últimos anos o tema do saneamento básico entrou como item prioritário dos governos Federal, Estaduais e Municipais por se tratar de serviço essencial ainda com baixa cobertura em parte significativa dos municípios do país e por historicamente apresentar baixos níveis de investimentos comparados com a necessidade.
É nesse contexto que após anos de discussão, o Congresso Nacional aprova a Lei n° 14.026 em 2020 visando promover um ambiente de segurança jurídica para aumentar os investimentos públicos e privados no setor bem como a harmonização da regulação.
Considerando a complexidade do setor e as competências federativas, apresentamos as diversas formas de prestação de serviços de saneamento existentes no país com exemplos recentes de cada uma das modalidades.
Destacamos no curso os principais aspectos trazidos pela Lei nº 14.026/2020 – O Novo Marco Legal do Saneamento Básico que representa uma mudança de paradigma para o setor e para a estratégia de universalização no acesso aos serviços.
Quanto à universalização trazemos um panorama dos principais desafios para alcançar as áreas rurais e também os núcleos urbanos informais consolidados.
Por último apresentamos a Harmonização regulatória como um dos objetivos do marco legal do saneamento sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico que por meio de Normas de Referência tem buscado as melhores práticas nacionais e internacionais na regulação do setor visando aprimorar a qualidade regulatória dos serviços de saneamento básico visando a segurança jurídica e a promoção do interesse público pela prestação adequada dos serviços.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I: Serviços de saneamento básico e as competências constitucionais
Módulo II: Panorama do saneamento básico no Brasil
Módulo III: Novo Marco Legal do saneamento básico
Módulo IV: Universalização
Módulo V: Harmonização Regulatória
Para quem é este curso?
Esse curso é indicado para qualquer pessoa que se interesse em políticas de infraestrutura, especialmente relacionada aos serviços públicos de saneamento básico. Também aqueles que veem a política pública como a forma de buscar melhoria da qualidade de vida da população por meio do provimento de serviços públicos de qualidade.
Gestores públicos de todos os poderes e esferas, agentes públicos de empresas de prestação de serviços de saneamento básico, reguladores, profissionais que trabalham com planejamento municipal e urbano, com projetos de concessões e demais parcerias, profissionais de licitações, empreendedores ou funcionários de empresas que desenvolvem soluções para o governo e todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre infraestrutura e em especial o setor de saneamento básico.